Esportes Coletivos: Benefícios para o atleta!

Esportes coletivos promovem a integração, desenvolvimento da coordenação motora e a possibilidade de fazer novas amizades. As possibilidades são infinitas, desde o mais tradicional futebol até polo aquático, as práticas são variadas. Mas você conhece todos os benefícios da pratica de esportes em equipe?

Sair da Rotina

Por mais que treinos e exercícios aeróbicos sejam extremamente válidos, os movimentos repetitivos acabam sendo desestimulantes. Praticar esportes coletivos, como o por exemplo o vôlei, é como gastar calorias sem perceber, e de uma forma bem divertida. A adrenalina da jogo ajuda a aumentar a intensidade dos movimentos e a acelerar a frequência cardíaca.

Exercício para a mente

Em um esporte coletivo, você nunca sabe qual a jogada dos seus adversários e como se organizar com os parceiros de equipe. As estratégias acabam sendo espontâneas, permitindo você aumentar as sua capacidade de raciocínio lógico. É necessário um planejamento dobrado, mental e físico, para estar preparado para as situações do jogo.

Convívio social

A prática do esporte coletivo facilita o convívio social, já que dependem da interação entre os participantes e, além de manter amigos, são ótimas formas de fazer novas amizades. Além disso, desperta o sentido de grupo, praticando cooperação e respeito ao semelhante ou adversário.

Autoconfiança

Outro ponto positivo do esporte coletivo é quanto ao desenvolvimento da autoconfiança. Em um jogo coletivo, o individuo é obrigado a ser expor e demonstrar os pontos fortes e fracos.  Essa exposição do jogador, torna o indivíduo menos tímido. Assim, o fator insegurança desaparece gradativamente.

O Seja Casca apoia a prática de exercícios e incentiva os esportes coletivos como forma de manter a mente e o corpo saudáveis.

 

 

Compartilhe