Slackline: 5 benefícios para saúde

O slackline é um esporte que vem se popularizando bastante nos últimos anos. A prática é feita em uma fita estreita e flexível, geralmente presa em duas árvores à alguns centímetros do chão que você deve se equilibrar.

E não pense que é somente tentar andar e se equilibrar na fita, existe modalidades, técnicas e movimentos para dominar o esporte, que é considerado completo pois alia a resistência física, a consciência corporal e a concentração.

No slackline algumas regiões do corpo são trabalhadas com frequência como as pernas, abdômen e braços. Por ser um esporte de baixo impacto as articulações são preservadas.

Além disso o esporte tem outros benefícios, como:

1- Melhora o equilíbrio

Sem dúvidas esse é um dos principais benefícios do slackline. Com a prática desse esporte a perda do equilíbrio que vem naturalmente com a idade é prevenida e pode até mesmo ser  evitada.

2- Aumenta a força corporal

Para se manter em equilíbrio sobre a fita do slackline é preciso contrair e trabalhar muitos músculos do corpo, principalmente do core e das pernas.

Dessa forma as fibras musculares são bastante estimuladas e os músculos se tornam mais fortes.

3- Corrige a postura

Todo o trabalho feito durante as práticas do slackline contribuem para a correção da postura. Para se equilibrar é necessário manter as pernas mais estáveis que a parte superior do corpo, com isso é possível aprender sobre a distribuição de força e peso no próprio corpo.

Além disso, com a melhora do equilíbrio e aumento de força dos músculos do core e costas, fica mais fácil manter um alinhamento da coluna, diminuindo as dores nas costas e pescoço.

4- Melhora a memória e a concentração

Se equilibrar na fita do slackline não é uma tarefa muito fácil, por isso a concentração é essencial para a prática desse esporte.

A memória e a concentração são treinadas durante a prática e com o tempo se tornam mais eficientes. Como resultado pode-se ter também a melhora da capacidade de aprender.

5- Promove a interação social

O slackline é aquele esporte perfeito para reunir a galera e conhecer novas pessoas. Ele pode ser praticado por mais de uma pessoa e com certeza vai atrair novas durante a prática.

Além disso a presença de amigos permite ultrapassar os próprios limites, o que ajuda a criar laços de amizade ainda mais fortes.

A prática do slackline pode ser feita em diversos lugares, como praias, parques e praças. Opte por lugares com um chão mais fofo para que as quedas tenham menor impacto e se divirta.

Gostou de conhecer o slackline? O Seja Casca também! Junte-se com os amigos e coloque mais esportes na sua vida!

 

Compartilhe